Anorexia nervosa é uma doença de disfunção alimentar causada
pela má alimentação, ou seja, pela ingestão insuficiente de comida. A doença
causa estresse físico e gera intenso emagrecimento na pessoa que sofre de
anorexia.
A complexidade da doença se dá por envolver questões psicológicas e
sociais. Apesar de ser mais comum em mulheres, também afeta homens. Geralmente
pessoas insatisfeitas com seu corpo. Muitas vezes, a anorexia vem atrelada a
bulimia, outra doença alimentar. Ambas estão ligadas a obsessão em emagrecer e
a privação de alguns alimentos. Além de diminuir o consumo de comida, começam a
realizar práticas de exercícios físicas exageradas, sem acompanhamento médico,
comprometendo assim a saúde.
Uma pessoa com anorexia é identificada quando
atinge Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou inferior a 17,5 kg/m. Porém, no
início da doença os familiares ou amigos dificilmente descobrem a doença, pois
não é percetível. Assim, veja algumas dicas de como lidar com este problema.
Fase da descoberta
Antes de qualquer coisa é preciso identificar a doença. As
pessoas que estão à volta do anoréxico geralmente não descobrem o problema logo
de cara. Isso porque, quem sofre de anorexia faz de tudo para esconder a
doença. Contudo, amigos e familiares precisam estar alertas e verificar
sintomas como: prática excessiva de atividade física, ausência de menstruação
(no caso da mulher), depressão profunda, crescimento lento, boca seca, sensibilidade
ao frio, usar comprimidos para urinar ou laxante, descalcificação dos dentes e
preocupação com o peso apesar de ser magro.
Incentivando o tratamento
Após identificar a doença na pessoa, é preciso convencê-la
de que está com problemas. Quem é anoréxico dificilmente aceita a realidade de
que está com problemas e geralmente tem o poder de convencer o parente ou amigo
de que não passa de uma fase e tudo ficará bem. Os pais têm de ser firmes e
levá-la ao médico para diagnóstico e dissuadi-la de que precisa de tratamento
médico o quanto antes. Caso isso não seja feito logo no início, corre-se o
risco da doença ser agravada e chegar a um estado crítico de emagrecimento e mal-estar.
O diagnóstico da doença é conseguido através dos seguintes exames: albumina,
exame de densidade óssea, eletrocardiograma, hemograma completo, eletrólitos,
testes de rins e função hepática, proteína total, teste de tireoide e urina.
Dando apoio
As fases do tratamento envolvem: antidepressivos,
psicoterapia e acompanhamento nutricional. O tratamento é árduo e desgasta a
paciente, por isso é muito importante o apoio de familiares e amigos para dar
segurança à anoréxica para que continue o tratamento. É muito comum as
anoréxicas, quando desestimuladas, largarem o tratamento e começarem com as
neuroses novamente. Fique de olho aberto e dê suporte. Sugira visitas ao grupo
de apoio ou acompanhe consultas ao psicólogo.
Melhorando o relacionamento
A causa da anorexia, muitas vezes está relacionada com
questões problemáticas na casa ou no relacionamento com amigos. Por isso,
melhorando o clima, evitando brigas e discussões e fazendo programas divertidos
em grupo podem contribuir para que a anorexia não se agrave. O ambiente sempre
influencia no bem-estar mental das pessoas. Uma dica interessante é elogiar a
anoréxica sobre sua beleza. No início pode funcionar e fazer com que aumente a
sua autoestima, mas se a doença estiver em um estado crítico, a pessoa não lhe
dará ouvidos. Ao contrário, pode fazer com que se irrite mais ainda.
Evite a internação
Em alguns casos já sérios o tratamento só surte efeito com
internação. Esses casos acontecem quando o anoréxico está 70% mais magro do que
o ideal para seu peso, com o surgimento de complicações médicas como problemas
no coração, por exemplo.
Em casos em que os anoréxicos pensem em cometer e
tentem suicídio também é motivo para internação. Se a pessoa estiver muito
subnutrida talvez esta pessoa tenha que ser alimentada por um tubo de
alimentação. Em qualquer uma dessas medidas, a internação continua sendo uma
opção muito triste não só para o paciente, mas para todos os envolvidos. O
ideal sempre é evitar todo esse transtorno com a prevenção da doença.