quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

5 coisas que a saúde da sua mãe diz sobre a sua saúde


Durante a gestação há um grande número de doenças que podem ser transmitidas de forma hereditária para o feto, resultando em graves problemas após o nascimento da criança.

As doenças ligadas ao sexo feminino contribuem significativamente para o aumento de problemas durante a gestação. Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas para sua filha.

Distrofia muscular


Distrofia muscular é uma doença que pode ser definida como uma herança genética relacionada ao cromossomo X, caracterizada por uma disfunção progressiva dos músculos esqueléticos.

Esta disfunção ocorre principalmente em virtude de alterações genéticas que resultam na diminuição da síntese de proteínas importantes para o correto funcionamento da musculatura esquelética.

A ausência de tais proteínas ocasiona atrofia e fraqueza muscular que vão progressivamente aumentando levando a pessoa a óbito.

Dependendo do tipo de distrofia a evolução pode ser bastante lenta, ocorrendo a manifestação de sintomas como danos musculares na face e na cintura escapular em mulheres na idade adulta.

Filhas de mães portadoras desta patologia têm 50% de probabilidade de possuírem estas alterações genéticas.

Cancro de Mama


O cancro de mama é caracterizado pelo desenvolvimento anormal das células mamárias que passam a se multiplicar descontroladamente, resultando em tumor maligno.

Este desenvolvimento descontrolado das células da mama acontece em virtude de alterações que acontecem no gene BRCA1 e se encontra entre os tipos de cânceres com maior incidência entre as mulheres brasileiras.

O principal sintoma do cancro de mama é aparecimento de um caroço na região dos seios, podendo ser dolorido ou não. A pele da mama pode ficar com aspeto esponjoso. Também podem aparecer pequenas “ínguas” na parte inferior do braço.

Acomete principalmente mulheres entre 35 e 60 anos e tem a carga genética como uma das suas principais causas, portanto filhas de portadoras de câncer de mama têm quatro vezes mais probabilidades de desenvolver a doença.

Osteoporose


A osteoporose é uma patologia que pode ser definida como uma diminuição progressiva da massa óssea, resultando no enfraquecimento dos ossos, provocando sérias fraturas.

A causa do aparecimento desta doença está relacionada principalmente á diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio presente em pessoas do sexo feminino.

A osteoporose progride de forma lenta e sem sintomas específicos, na maioria das vezes é descoberta através de exames de sangue ou de massa óssea.

Geralmente a maioria dos portadores de osteoporose, somente descobrem que estão com a patologia após quedas seguidas de algumas fraturas.

Segundo as informações obtidas através de pesquisas, feitas por alguns cientistas, filhas de mães portadoras desta patologia têm suas probabilidades de adquiri-la aumentadas em duas vezes.

Lúpus Eritematoso Sistêmico


Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune caracterizada por lesões no tecido conjuntivo.

Esta doença acontece em virtude de uma falha nas células de defesa do corpo que passam a reconhecer as células do tecido conjuntivo como invasoras destruindo-as.

O Lúpus Eritematoso apresenta uma variedade de sintomas entre eles estão inflamações nas articulações, no pulmão, manchas avermelhadas pelo corpo, aftas, entre outras.

Conforme estudos filhas de portadoras desta patologia têm grandes probabilidades de desenvolver esta doença, visto que ela envolve carga genética e deficiências hormonais femininas.

Síndrome de Rett


A Síndrome de Rett é uma patologia que provoca problemas neurológicos, principalmente em pessoas de sexo feminino.

Tais desordens são caracterizadas por um crescimento anormal do crânio, deficiências no sistema psicomotor e no desenvolvimento de pés e mãos.

Esta patologia acontece em virtude de uma falha no gene Mecp2, responsável por controlar a informação genética durante o desenvolvimento embrionário.

Os principais sintomas desta doença são alterações no crescimento da caixa craniana, resultando em microcefalia (deficiência no crescimento cerebral) e perda de coordenação motora dos membros superiores.

As alterações neuro psicomotoras provocadas por esta doença, progressivamente vão ocasionando perda das habilidades manuais até a sua total estagnação. Gestantes portadoras de deficiências no gene Mecp2, podem comprometer o desenvolvimento dos neurónios do embrião, provocando o nascimento de crianças do sexo feminino com esta patologia.

domingo, 17 de novembro de 2013

A importância da dieta alimentar na prevenção do cancro da próstata



Se é homem, sabe que poderá ser um alvo do cancro da próstata, no entanto, também é um facto que com uma alimentação adequada poderá evitar esta doença mortal.

O cancro da próstata é um dos tipos de cancro mais comuns nos homens nomeadamente nos idosos, sendo uma das principais causas de morte. É importante que a partir dos 50-55 anos de idade se façam exames regulares de forma a caso seja detetado cancro, este seja detetado ainda em fase inicial, aumentando assim as probabilidades de poder ser curado.

É importante ter em mente que apesar de este ser dos tipos de cancro mais comum nos homens, esta é uma doença de crescimento lento e por isso facilmente detetada a tempo em exames de rotina. Contudo, a realização periódica de exames de despiste a este tipo de cancro ainda não é uma prática comum à maioria dos homens, sendo este um fator preocupante.

Um dos fatores determinantes para evitar a incidência deste tipo de cancro é a prática de uma alimentação saudável, sendo que esta pode também ter um papel bastante importante no tratamento desta doença.

A importância de uma boa alimentação


Vários estudos defendem existir uma forte ligação entre o tipo de alimentação e o aparecimento do cancro da próstata. Estudos já realizados, defendem uma redução em cerca de 30% dos tumores malignos quando os pacientes praticam uma alimentação rica em vitamina E, um forte antioxidante.

Para além da vitamina E, uma alimentação rica em vitamina D, inibe em laboratório culturas tumorais de cancro da próstata, assim como, alimentos como o chá verde, vinho tinto e caril.

Que tipo de alimentação deverá adotar


Seja como prevenção ou mesmo caso possua cancro da próstata, apostar num determinado tipo de alimentação poderá prevenir ou acelerar o tratamento desta doença.

Aposte numa alimentação rica em sementes, como é o caso das sementes de abóbora e girassol, de carnes de aves, peixe e ovos, pois estes são ricos em selénio, um mineral essencial para o metabolismo da tiróide e sistema imunitário e que também atua como forte antioxidante e como consequência com forte atividade anti cancerígena.

É importante que as gorduras usadas na sua alimentação sejam maioritariamente de origem vegetal e que evite gorduras animais.

É importante que não tenha hábitos como o tabaco pois a atividade antioxidante da sua alimentação irá ser anulada pelas substâncias presentes no fumo do tabaco. Além disso, apesar das propriedades antioxidantes presentes no vinho, principalmente no tinto possuírem um papel ativo na prevenção e tratamento deste tipo de cancro, abusar desta substância irá ter um papel inverso devido à presença de álcool.

Suplementos alimentares


Com o avançar da idade, poderá ainda complementar a sua alimentação com o uso de alguns suplementos à base de sementes de abóbora aumentando assim as probabilidades de sofrer desta doença. Assim, irá garantir que terá todas as propriedades benéficas destes produtos, mesmo que não as consiga obter na totalidade na sua alimentação.

É importante que caso tenha dúvidas, consulte o seu médico habitual para que este lhe aconselhe os melhores suplementos que poderá tomar.


Outro fator importante a ter em conta é que mesmo em pacientes cuja doença já foi detetada, terão uma probabilidade de cura bastante mais elevada se a sua alimentação for rica nos mesmos alimentos que atuam como prevenção, pois são alimentos com forte carácter antioxidante que ajudam na diminuição do tumor. Além disso, adotar uma boa alimentação irá fazer também com que o seu organismo mantenha as defesas em alta, diminuindo a probabilidade de sofrer de outro tipo de doenças que posam atrasar o tratamento do cancro da próstata.

domingo, 15 de setembro de 2013

Como lidar com um doente com diabetes


O diabetes é uma doença provocada pela alteração metabólica da glicose no organismo. Essa alteração gera deficiência na ação ou produção da insulina, responsável por transformar as moléculas de glicose em energia. Portanto, num organismo diabético, a falta de insulina deixa o corpo do indivíduo sem conseguir administrar um nível tão alto de glicose, o que gera complicações.

            A doença pode se manifestar de três maneiras:


1. Tipo I: Esse tipo de diabetes é caracterizado pela inflação do pâncreas, com quase absoluta perda de insulina, sendo assim, o doente deverá aplicar insulina pelo resto da vida.

2. Tipo II: Atinge principalmente a faixa etária dos 40 anos. Está relacionada, muitas vezes, a outras complicações do indivíduo, como obesidade e histórico familiar de diabetes. Nesse tipo de diabetes é possível fazer tratamento através de dieta e exercícios, porém, com o passar do tempo, a aplicação de insulina pode se fazer necessária.

3. Gestacional: Tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez e geralmente desaparece após o nascimento do bebê. É mais comum em mães com mais de 35 anos e que ganham muito peso durante a gestação.

            A pessoa com diabetes deve aprender a conviver da melhor forma com a doença, por isso, quem lida com doentes diabéticos deve sempre estar atento ao controle da doença. Seguem alguns cuidados importantes para com os diabéticos:

1. Informe-se sobre a doença

O primeiro passo para auxiliar um ente ou qualquer pessoa diabética é educar-se sobre a doença, entendendo suas causas e o tratamento correto. A pessoa que ajuda o diabético desempenha um papel vital para que esse indivíduo permaneça saudável.

2. Procure aumentar a disposição do diabético

A deficiência de insulina deixa o indivíduo mais propício ao cansaço e sonolência, por isso, os exercícios devem fazer parte da rotina diária de um diabético. Trinta minutos de exercício todos os dias, como caminhadas, é suficiente para deixar a mente e o corpo mais ativo.

3. Exame de monitoramento contínuo da glicose

Para verificar a qualidade do controle da diabetes é preciso fazer um monitoramento contínuo da mesma. Isso é feito pela inserção de um sensor sob a pele que se liga a um monitor, esse registra continuamente os níveis de glicose no sangue. É importante que o doente faça esse exame para que o médico possa fazer relatórios e administrar melhor os medicamentos.

4. Reeduque a alimentação do diabético

Saber como, quanto e quando comer é essencial para um diabético, ele precisa, portanto, de uma boa alimentação. As bases da dieta de um doente diabético geralmente são simples, contam com porções de comida moderadas feitas em horários regulares, no entanto, algumas pessoas precisam de uma dieta baseada na contagem de carboidratos, pois esses podem se transformar em glicose. A dieta modifica-se dependendo do tipo de diabetes que a pessoa apresenta, por isso, é preferível que cada pessoa vá a um nutricionista ou educador sobre diabetes para determinar um plano alimentar específico.

Lidando com o doente

            Descobrir que se está com uma doença séria como o diabetes é difícil em qualquer fase da vida, por isso, cabe aos parentes ou pessoas mais próximas saber como lidar com o doente diabético.

            O diabetes na infância até a adolescência pode acarretar em sérias complicações, como a depressão, pois quando mais novo, o indivíduo tem suas emoções mais afloradas. É preciso do apoio principalmente dos pais e amigos, mas também de toda uma equipe de saúde.

            Como na fase adulta o diabetes ocorre com mais frequência, não existem muitas dificuldades de aceitação da doença, mas sim em manter os tratamentos e os cuidados com a alimentação e o corpo. Quem cuida de um adulto diabético deve, portanto, apoiar e incentivar o doente, deixando-o sempre bem informado sobre a sua condição de saúde.


            Vale lembrar que um diabetes não controlado pode causar outras doenças, como hipertensão arterial, insuficiência renal e infeções, além de piorar o prognóstico das doenças com as quais o indivíduo já convivia. Por isso, é importante adotar as medidas necessárias para manter esses cuidados citados com a pessoa que sofre do diabetes.

sábado, 14 de setembro de 2013

Efeitos na saúde das bebidas gaseificadas


São deliciosas e para muitos irresistíveis. Contudo, as bebidas gaseificadas têm mais malefícios do que benefícios para a saúde. Embora possam ser úteis para quem quer emagrecer (apenas quando não têm açúcar na sua composição), os refrigerantes são muitas vezes responsáveis pelo aumento da obesidade e trazem problemas de saúde de vária ordem. Descubra as razões para evitar um consumo excessivo de sumos e águas que contenham dióxido de carbono.

Tudo o que se consome em excesso é prejudicial à saúde. Todos sabem que beber sumos com muita frequência e em elevadas quantidades trazem problemas de vária ordem. Claro que, como qualquer outro produto alimentar, as bebidas gaseificadas podem ser consumidas de tempos em tempos, desde que de forma moderada. Afinal, o segredo de uma alimentação equilibrada está na ingestão cuidada com conta, peso e medida.

Um especialista brasileiro alerta ainda na sua tese de mestrado, da Universidade Estadual de São Paulo de Botucatu que “o consumo de bebidas gaseificadas, até nas modalidades light ou diet, favorecem a obesidade. Além disso, os riscos e danos relacionados ao consumo excessivo de refrigerantes vão desde desordens dentais à efeitos no sistema nervoso central".
"Isso pode acarretar diversos problemas de saúde como desordem dental, alteração do metabolismo mineral, doença ácida péptica, risco de doença cardiovascular, efeitos no sistema nervoso central consequentes da cafeína, entre outros", acrescenta, lembrando que o consumo tem aumentado um pouco por todo o mundo, especialmente entre os adolescentes.

Porquê evitar bebidas gaseificadas?

- Têm elevados níveis de açúcar, provocando obesidade
- Envelhecem a pele, uma vez que o fosfato presente nos refrigerantes conjugados com o dióxido de carbono vai elevar os níveis de toxicidade no organismo, causando o envelhecimento prematuro. É ainda responsável pelo aparecimento de doenças renais e cardiovasculares
- Trazem problemas a nível dentário. São responsáveis pelo aparecimento de cáries e perda de cálcio
- Danos no esqueleto. Ao interferir na reposição de cálcio no organismo, o consumo excessivo de bebidas com gás implica um maior risco de fraturas ósseas
- Interfere em tratamentos de emagrecimento. Especialistas brasileiros concluíram que o consumo exagerado destas bebidas contribui para impedir a resposta adequado do organismo a tratamentos de emagrecimento, impedindo a manutenção do peso alcançado no final da terapia

A falsa questão

Os problemas de excesso de peso estão culturalmente associados às bebidas gaseificadas. Contudo, há que esclarecer que estas contêm dióxido de carbono, ou seja, gás. Este elemento está presente não só nos refrigerantes, mas em muitas águas com sabores.

Mas, a causa que faz engordar não é a concentração de gás da bebida, mas sim o açúcar adicionado que esta contém. Ou seja, a composição em termos de açúcar é que tem calorias. Obviamente, os refrigerantes contêm altos teores de açúcar, elemento que lhes confere um sabor agradável e permite uma maior conservação do produto.

Assim, devem ser evitadas pois fornecem ao organismo elevadas doses de açúcar, que vão muito além do recomendado e que é de difícil digestão, originando problemas de obesidade.

Adeus refrigerantes?

Se é apreciador destas bebidas não tem que retirá-la por completo do seu dia-a-dia. Contudo, tem que estar consciente dos seus malefícios para a saúde. Opte por um sumo natural (sem açúcar) ou água, que é a bebida mais saudável e insubstituível no nosso organismo.

Para uma boa alimentação deve evitar o consumo de refrigerantes diariamente e faça-o apenas em ocasiões especiais ou poucas vezes por mês. O organismo irá habituar-se a viver sem bebidas gaseificadas.

Uma dica


Para ter uma saúde de ferro deverá evitar não só refrigerantes e alimentos altamente calóricos, mas também praticar exercício físico com regularidade. Uma simples caminhada pode fazer toda a diferença.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como cuidar de uma pessoa anorética



Anorexia nervosa é uma doença de disfunção alimentar causada pela má alimentação, ou seja, pela ingestão insuficiente de comida. A doença causa estresse físico e gera intenso emagrecimento na pessoa que sofre de anorexia. 

A complexidade da doença se dá por envolver questões psicológicas e sociais. Apesar de ser mais comum em mulheres, também afeta homens. Geralmente pessoas insatisfeitas com seu corpo. Muitas vezes, a anorexia vem atrelada a bulimia, outra doença alimentar. Ambas estão ligadas a obsessão em emagrecer e a privação de alguns alimentos. Além de diminuir o consumo de comida, começam a realizar práticas de exercícios físicas exageradas, sem acompanhamento médico, comprometendo assim a saúde. 

Uma pessoa com anorexia é identificada quando atinge Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou inferior a 17,5 kg/m. Porém, no início da doença os familiares ou amigos dificilmente descobrem a doença, pois não é percetível. Assim, veja algumas dicas de como lidar com este problema.

Fase da descoberta


Antes de qualquer coisa é preciso identificar a doença. As pessoas que estão à volta do anoréxico geralmente não descobrem o problema logo de cara. Isso porque, quem sofre de anorexia faz de tudo para esconder a doença. Contudo, amigos e familiares precisam estar alertas e verificar sintomas como: prática excessiva de atividade física, ausência de menstruação (no caso da mulher), depressão profunda, crescimento lento, boca seca, sensibilidade ao frio, usar comprimidos para urinar ou laxante, descalcificação dos dentes e preocupação com o peso apesar de ser magro.

Incentivando o tratamento


Após identificar a doença na pessoa, é preciso convencê-la de que está com problemas. Quem é anoréxico dificilmente aceita a realidade de que está com problemas e geralmente tem o poder de convencer o parente ou amigo de que não passa de uma fase e tudo ficará bem. Os pais têm de ser firmes e levá-la ao médico para diagnóstico e dissuadi-la de que precisa de tratamento médico o quanto antes. Caso isso não seja feito logo no início, corre-se o risco da doença ser agravada e chegar a um estado crítico de emagrecimento e mal-estar. O diagnóstico da doença é conseguido através dos seguintes exames: albumina, exame de densidade óssea, eletrocardiograma, hemograma completo, eletrólitos, testes de rins e função hepática, proteína total, teste de tireoide e urina.

Dando apoio


As fases do tratamento envolvem: antidepressivos, psicoterapia e acompanhamento nutricional. O tratamento é árduo e desgasta a paciente, por isso é muito importante o apoio de familiares e amigos para dar segurança à anoréxica para que continue o tratamento. É muito comum as anoréxicas, quando desestimuladas, largarem o tratamento e começarem com as neuroses novamente. Fique de olho aberto e dê suporte. Sugira visitas ao grupo de apoio ou acompanhe consultas ao psicólogo.

Melhorando o relacionamento


A causa da anorexia, muitas vezes está relacionada com questões problemáticas na casa ou no relacionamento com amigos. Por isso, melhorando o clima, evitando brigas e discussões e fazendo programas divertidos em grupo podem contribuir para que a anorexia não se agrave. O ambiente sempre influencia no bem-estar mental das pessoas. Uma dica interessante é elogiar a anoréxica sobre sua beleza. No início pode funcionar e fazer com que aumente a sua autoestima, mas se a doença estiver em um estado crítico, a pessoa não lhe dará ouvidos. Ao contrário, pode fazer com que se irrite mais ainda.

Evite a internação



Em alguns casos já sérios o tratamento só surte efeito com internação. Esses casos acontecem quando o anoréxico está 70% mais magro do que o ideal para seu peso, com o surgimento de complicações médicas como problemas no coração, por exemplo. 

Em casos em que os anoréxicos pensem em cometer e tentem suicídio também é motivo para internação. Se a pessoa estiver muito subnutrida talvez esta pessoa tenha que ser alimentada por um tubo de alimentação. Em qualquer uma dessas medidas, a internação continua sendo uma opção muito triste não só para o paciente, mas para todos os envolvidos. O ideal sempre é evitar todo esse transtorno com a prevenção da doença.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tipos de cogumelos venenosos

Apesar de ser um petisco muito apetecível em países como a Itália e a França, há que ter cuidado com os cogumelos que existem nos campos, à mão de qualquer um.

Portugal é um dos países da Europa mais ricos em espécies de cogumelos silvestres. Mas, em 2012 morreram, no nosso país, quatro pessoas vítimas de ingestão de cogumelos venenosos. Para evitar que venha a apanhar cogumelos venenosos conheça aqui algumas das espécies venenosas existentes e respetivas formas.

Amanita Phalloides

 
Esta espécie de cogumelo, conhecida em Portugal como cicuta verde, é altamente venenosa causando, em muitos casos, a morte.

É um tipo de cogumelo oriundo da Europa que cresce essencialmente na floresta, junto de outras espécies comestíveis, confundindo-se por vezes com outros fungos comestíveis devido às suas cores extremamente semelhantes.

Os riscos da ingestão deste tipo de cogumelos sentem-se sobretudo no fígado e nos rins que sofrem, por vezes, danos irreversíveis. Em muitos casos a única solução para salvar quem ingeriu este cogumelo passa por um transplante do fígado.

Como é uma espécie difícil de distinguir o melhor que a pessoa tem a fazer quando se deparar com este tipo de cogumelo é não colher, na dúvida o melhor é não arriscar.

Conheça, nesta imagem, a forma da espécie amanita phalloides


Amanita Muscaria


Este é um tipo de cogumelo alucinogénio conhecido também como o agrário das moscas. É uma espécie sobretudo do Outono e que contêm grande quantidade de substâncias perigosas.

Antes da fase alucinogénia este cogumelo provoca também graves perturbações gastrointestinais, sendo por isso não aconselhável de se comer. Esta espécie de cogumelo pode ser por vezes confundida com a espécie amanita caesarea, que é comestível.

O cogumelo amanita muscaria revela-se de cor vermelha e branca.

Agaricus Xanthodermus


Este cogumelo de cor amarela é considerado venenoso para a maioria das pessoas, causando problemas gastrointestinais, em outras pessoas não surte qualquer efeito negativo.

Para identificar o cogumelo de espécie agaricus xanthodermus tem de ter em atenção a cor que se distingue por ser mais brilhante que as espécies comestíveis. Além do mais este tipo de cogumelo possui um cheiro intenso na base.

É uma espécie abundante na América do Norte e na Europa, podendo ser encontrada no Outono.

Tricholoma Equestre


Esta espécie conhecida como míscaro-amarelo era inicialmente comestível, mas a partir de 2005 a sua venda e consumo foram proibidas depois da morte de três pessoas em França, causado pelo envenenamento deste cogumelo.

Esta espécie, colhida durante o Outono e Inverno, é abundante em Portugal, sobretudo na beira litoral, sendo ainda a espécie silvestre mais colhida.

Pode ser facilmente confundida com outros tipos de tricholoma, mas quem a colhe tem de ter em atenção porque a camada superior deste tipo é pegajoso.

A ingestão deste tipo de cogumelo pode causar a morte.

Cogumelo cérebro


Como o próprio nome indica este cogumelo chama-se assim pela forma semelhante com o cérebro humano, mas não se iluda porque esta espécie é altamente fatal, quando ingerido cru. Mais recentemente pesquisas confirmam que este cogumelo pode causar a morte, mesmo que cozinhado.

É um cogumelo bastante comum na Europa. Confira a sua forma




Paxillus Involutus


Esta é uma espécie que inicialmente só causava problemas gastrointestinais mas, mais recentemente foi considerado fatal quando ingerido sem ser cozinhado. Para além disso pode ainda provocar insuficiência renal, problemas respiratórios e coagulação intravascular.

Por haver uma variedade de subcategorias dentro da espécie paxillus, o involutus caracteriza-se pelos vários tons de castanho.


segunda-feira, 4 de março de 2013

Calcule a sua pressão arterial

O que é pressão arterial


A pressão sanguínea é nada mais do que a força que seu sangue corre nas suas veias, ou em outras palavras podemos citar como exemplo o pneu de um carro, a calibragem vai dizer o quanto aquele pneu está cheio ou vazio não é verdade? Se estiver cheio demais o carro vai sambar mais e vai causar um desconforto aos passageiros, porém se estiver vazio demais o carro vai derrapar ou endurecer a direção ocasionando um desconforto na mesma proporção, entretanto o correto mesmo é equilibrar esta medida...

Assim acontece também com nossa pressão arterial, existem duas delas:

1 - A maior é chamada de “pressão sistólica”.

2 - E a menor é chamada de “pressão diastólica”.

Como podemos medir a nossa pressão arterial?


O médico especializado na área vai usar dois aparelhos:

1 - Um é chamado de “esfigmomanómetro”  (Segue foto abaixo)



2- E o outro é bem conhecido por nós o “estetoscópio”. (Segue foto abaixo)




Passo a passo:


1 – Coloque o manguito do esfigmomanómetro em volta do braço do paciente, de acordo com o tamanho do diâmetro do mesmo.

2 – Coloque o estetoscópio por baixo do esfigmomanómetro.

3 – Comece a bombear até que a circulação sanguínea na artéria seja interrompida por alguns segundos.

4 – Abra a válvula lentamente para que seja liberado um pouco do ar do manguito e assim a circulação sanguínea volta a ser restabelecida.

Dica 1: O primeiro som que se ouve é o do coração bombeando o sangue nas artérias, neste instante o valor da pressão atinge o valor máximo e é chamada de “pressão sistólica”.

Dica 2: Se você liberar mais ar do manguito lentamente e não ouvir mais o som do batimento cardíaco o coração neste momento entra em repouso e a pressão sanguínea atinge o mínimo e é chamada de “pressão diastólica”.

Que cuidados devemos ter ao medir a pressão sanguínea?


1 – O aconselhável é que o aparelho esteja corretamente calibrado e o manguito esteja de acordo com o tamanho do diâmetro do braço do paciente.

2 – O paciente precisa fazer um breve repouso (5 min sentado ou deitado) qualquer movimento ou atividade física pode ocasionar um falso diagnóstico.

3 – É bom manter o braço na mesma altura do átrio esquerdo.

4 – Evite fumar ou consumir bebidas alcoólicas, evite também fazer uso de café, isso aumentará sua pressão podendo atrapalhar o diagnóstico.

E se for detetada uma pressão alta na primeira medição?


Não se preocupe com isso, a leitura correta só é feita depois de três tentativas, então é aconselhado realizar mais de uma medição para tirar uma média e obter um valor mais perto do que se deseja.

Quando a média foi tirada de maneira correta o médico vai saber se o paciente é um indivíduo “normotenso” ou “hipertenso”

Com que frequência devemos medir nossa pressão sanguínea?


Se o paciente for diagnosticado como hipertenso a medição tem que ser feita periodicamente, mas, se o paciente tem uma pressão normal a medição pode ser feita uma vez por ano. 



Dica do mestre 1 


A hipertensão (pressão alta sanguínea) atinge cerca de 23 milhões de pessoas no mundo inteiro, e é um dos principais fatores que contribuem para ataques cardíacos, apoplexia e insuficiência renal. Mas não se preocupe, é possível viver bem sendo hipertenso só devemos tomar cuidado nas quantidades excessivas de sal na alimentação que fazemos todos os dias, alimentos como hambúrgueres, pizzas, batatas fritas, sopas enlatadas, bacon e outros alimentos ricos em colesterol, é bom ficar longe deles. O colesterol em excesso e o acumulo de gorduras nos tecidos, deitarias e carboidratos (açúcares e amidos), bem como a falta de exercício adequado, podem ocasionar o aumento da pressão arterial e o risco de entupimentos das veias do nosso coração.

O professor E. Petry, pediatra da Universidade Loma Linda, da Califórnia, declara: A falta de exercícios físicos está relacionada às muitas horas em que os adultos gastam vendo televisão, acessando a internet, trabalhando em excesso e comendo besteiras... Isso ocasiona uma morbidez, fazendo com que a pessoa tenha uma vida sedentária, o crescimento disso é alarmante portanto é preciso tomar esses cuidados.

DICA do mestre 2

Uma boa alimentação é sempre importante, segue alguns alimentos recomendados para se ter uma boa saúde:

1 - Pão sem sal; (ricos em fibras)
2 - Cereais;
3 - Massas (macarrão) e batatas;
4 - Óleo de soja ou de girassol;
5 - Queijo branco ou queijo de Minas
6 - Sucos naturais.


Boa sorte a todos.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Os benefícios da chia

Um dos alimentos mais ricos na tabela nutricional, tanto é que ganhou a atenção de vários pesquisadores do mundo inteiro. A Salvia Hispânica mais conhecida popularmente como Chia é uma semente que têm propriedades nutritivas bem especiais. Foi descoberta há mais de 250 anos, era muito consumido pelos astecas, no México. Suas medidas são de 2mm de comprimento. Têm cores variadas entre preto, castanho, cinza e branco. Sua composição nutricional e benefícios para saúde já eram famosos desde aquela época.

“A planta Salvia Hispânica é uma planta herbácea, porém ela é mais conhecida por causa da sua semente (chia) que pode ser vendida tanto moída, grão e em formato de óleo.”

O que torna este alimento tão poderoso são seus principais componentes nutricionais. Tais como: As fibras, magnésios, potássios, cálcios, proteínas e o ômega-3. Conheça mais sobre este alimento tão rico, seus principais benefícios para a sua saúde e de que forma você poderá incorporar a chia na sua alimentação.

Conheça os principais benefícios da chia para sua saúde

Pelo seu excelente conteúdo nutricional a chia ganhou a atenção dos pesquisadores do mundo tudo. Logo entrou nas dietas das pessoas que se preocupam com a perda de peso e boa física. Porém, esta poderosa semente merece ser destacada por outros importantes benefícios. Conheça-os:

  • Ação anti-inflamatória: A semente fornece o ômega3 que contém uma propriedade de combater qualquer inflamação do organismo
  • Ação antioxidante: Que combate a ação que leva ao envelhecimento precoce
  • Controla a diabete: Devido ao seu alto teor de fibras, a chia ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, melhorando a glicemia, após a refeição. As fibras retardam a absorção de açúcares pelo intestino. O que ajuda a manter o açúcar no sangue controlado
  • Dietas de emagrecimento ou manutenção do peso: A chia por ser uma semente de fonte de fibras solúveis, forma uma substância gelatinosa no estômago, tornando assim a digestão mais lenta e diminuindo a vontade de comer toda hora. Ou seja, reduz o apetite
  • Doenças cardiovasculares: Com a semente incluída na alimentação, reduz a gordura visceral o que já é um fator de proteção para os doentes do coração
  • Proporciona energia: A Chia é bem calórica, garantindo energia por todo o dia. E ainda fornecem resistência e durabilidade
  • Reduz a ansiedade: A semente de chia absorve muita água. Além de fibras solúveis. Auxiliam na digestão de carboidratos e gorduras e, automaticamente, na liberação de energia na corrente sanguínea

"Não há contraindicação, qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, o excesso poderá levar um aumento de peso já que esta semente tem um valor alto de calorias. Por cada colher, são aproximadamente 85 calorias. Não há uma regra mas o aconselhável é que com apenas 2 a 3 colheres de sopa cheia de chia são suficientes para os benefícios da saúde."

Resumidamente a chia reduz o colesterol e triglicerídeos. Além de controlar a glicemia, Ainda ajuda na formação óssea, melhora imunidade do organismo, garante no funcionamento intestinal, elimina toxinas e gorduras do corpo, fortalecimento muscular e controla a pressão sanguínea da pessoa.

Como incluir a chia na alimentação?

É importante dizer que a chia deve fazer parte de uma dieta balanceada e equilibrada, para que possa obter todos os seus benefícios que ela oferece. Como qualquer alimento, é aconselhável que o seu consumo seja variado com outras fontes de sementes e grãos.

Você pode incluir a chia em três formas: Em grãos, em óleo e em farinha.

  • Em grãos: Em grãos é o mesmo que dizer, sementes. Poderá incluir em sopas, saladas, cereais, frutas e até adicionar em bebidas como a água ou em sumos. Pode ser consumido de forma pura mesmo ou misturando nos alimentos.
  • Em óleo: Caso você opte por usar chia em formato de óleo, poderá facilmente adicionar como tempero de saladas ou até mesmo colocar nas sopas.
  • Em farinha: Se preferir a chia em farinha, poderá acrescentar nos preparos de vitaminas, iogurtes, bolos, doces, tortas, entre outros.

Algumas dicas ótimas para incluir a chia na sua alimentação diária

Sementes de chia são de certeza um maravilhoso complemento para sua alimentação diária. Com algumas colheres de chia adicionadas aos seus alimentos, você irá notar bem rápido os benefícios que essas sementes irão trazer para sua vida e de sua família.

  • Com uma colher de sobremesa de chia, misture com um quarto de xícara de água para fazer uma espécie de líquido que serve como substituto dos ovos para assar bolos ou biscoitos.
  • Adicione as sementes (em grãos ou em pó) no leite quente.
  • Misture as sementes no próprio iogurte.
  • Inclua as sementes nas sopas e cozidos para engrossar o caldo.
  • Esmague as chias e misture com farinha, ovos e leite para fazer panquecas para toda família.
  • Inclua chia a ovos batidos para fazer uma omelete.
  • Misture sementes trituradas com carne moída para fazer bolos de carnes ou almôndegas.
  • Polvilhe as saladas com a chia.
  • Cozinhe o arroz com caldo de legumes e junte a chia quando o arroz tiver já cozido.
  • Faça um pudim de chia. Adicione sementes inteiras ao leite.
  • As sementes de chia tem um sabor bastante sutil, o que significa que você pode adicioná-las em qualquer alimento que você deseja comer ou beber. Elas irão melhorar completamente o perfil de nutrientes da sua dieta e o mais importante, sem alterar o seu sabor.


Conheça algumas curiosidades sobre a chia


Este poderoso grão que possui:

  • 3 Vezes mais potássio que a banana
  • 4 Vezes mais ferro que o espinafre
  • 6 Vezes mais cálcio que o leite integral
  • 8 Vezes mais ômega3 do que o salmão
  • 12 Vezes o próprio peso que a chia absorve na água
  • E 15 vezes mais magnésio que os brócolos


Por todas essas informações úteis, você deve incluir a chia no seu plano alimentar. Com esta semente, você e sua família só tem a ganhar.