O que é pressão arterial
A pressão
sanguínea é nada mais do que a força que seu sangue corre nas suas veias, ou em
outras palavras podemos citar como exemplo o pneu de um carro, a calibragem vai
dizer o quanto aquele pneu está cheio ou vazio não é verdade? Se estiver cheio
demais o carro vai sambar mais e vai causar um desconforto aos passageiros,
porém se estiver vazio demais o carro vai derrapar ou endurecer a direção
ocasionando um desconforto na mesma proporção, entretanto o correto mesmo é
equilibrar esta medida...
Assim acontece também com nossa pressão arterial, existem
duas delas:
1 - A maior é chamada de “pressão sistólica”.
2 - E a menor é chamada de “pressão diastólica”.
Como podemos medir a nossa pressão arterial?
O médico especializado na área vai usar dois aparelhos:
1 - Um é chamado de “esfigmomanómetro” (Segue foto abaixo)
2- E o outro é bem conhecido por nós o “estetoscópio”.
(Segue foto abaixo)
Passo a passo:
1 – Coloque o manguito do esfigmomanómetro em volta do braço
do paciente, de acordo com o tamanho do diâmetro do mesmo.
2 – Coloque o estetoscópio por baixo do esfigmomanómetro.
3 – Comece a bombear até que a circulação sanguínea na
artéria seja interrompida por alguns segundos.
4 – Abra a válvula lentamente para que seja liberado um
pouco do ar do manguito e assim a circulação sanguínea volta a ser
restabelecida.
Dica 1: O primeiro som que se ouve é o do coração bombeando
o sangue nas artérias, neste instante o valor da pressão atinge o valor máximo
e é chamada de “pressão sistólica”.
Dica 2: Se você liberar mais ar do manguito lentamente e não
ouvir mais o som do batimento cardíaco o coração neste momento entra em repouso
e a pressão sanguínea atinge o mínimo e é chamada de “pressão diastólica”.
Que cuidados devemos ter ao medir a pressão sanguínea?
1 – O aconselhável é que o aparelho esteja corretamente
calibrado e o manguito esteja de acordo com o tamanho do diâmetro do braço do
paciente.
2 – O paciente precisa fazer um breve repouso (5 min sentado
ou deitado) qualquer movimento ou atividade física pode ocasionar um falso diagnóstico.
3 – É bom manter o braço na mesma altura do átrio esquerdo.
4 – Evite fumar ou consumir bebidas alcoólicas, evite também
fazer uso de café, isso aumentará sua pressão podendo atrapalhar o diagnóstico.
E se for detetada uma pressão alta na primeira medição?
Não se preocupe com isso, a leitura correta só é feita
depois de três tentativas, então é aconselhado realizar mais de uma medição
para tirar uma média e obter um valor mais perto do que se deseja.
Quando a média foi tirada de maneira correta o médico vai
saber se o paciente é um indivíduo “normotenso” ou “hipertenso”
Com que frequência devemos medir nossa pressão sanguínea?
Se o paciente for diagnosticado como hipertenso a medição
tem que ser feita periodicamente, mas, se o paciente tem uma pressão normal a
medição pode ser feita uma vez por ano.
Dica do mestre 1
A
hipertensão (pressão alta sanguínea) atinge cerca de 23 milhões de pessoas no
mundo inteiro, e é um dos principais fatores que contribuem para ataques
cardíacos, apoplexia e insuficiência renal. Mas não se preocupe, é possível
viver bem sendo hipertenso só devemos tomar cuidado nas quantidades excessivas
de sal na alimentação que fazemos todos os dias, alimentos como hambúrgueres,
pizzas, batatas fritas, sopas enlatadas, bacon e outros alimentos ricos em colesterol,
é bom ficar longe deles. O colesterol em excesso e o acumulo de gorduras nos
tecidos, deitarias e carboidratos (açúcares e amidos), bem como a falta de
exercício adequado, podem ocasionar o aumento da pressão arterial e o risco de
entupimentos das veias do nosso coração.
O professor E. Petry, pediatra da Universidade Loma Linda,
da Califórnia, declara: A falta de exercícios físicos está relacionada às
muitas horas em que os adultos gastam vendo televisão, acessando a internet,
trabalhando em excesso e comendo besteiras... Isso ocasiona uma morbidez,
fazendo com que a pessoa tenha uma vida sedentária, o crescimento disso é
alarmante portanto é preciso tomar esses cuidados.
DICA do mestre 2
Uma boa alimentação é sempre importante,
segue alguns alimentos recomendados para se ter uma boa saúde:
1 - Pão sem sal; (ricos em fibras)
2 - Cereais;
3 - Massas (macarrão) e batatas;
4 - Óleo de soja ou de girassol;
5 - Queijo branco ou queijo de Minas
6 - Sucos naturais.
Boa sorte a todos.

Sem comentários:
Enviar um comentário