segunda-feira, 4 de março de 2013

Calcule a sua pressão arterial

O que é pressão arterial


A pressão sanguínea é nada mais do que a força que seu sangue corre nas suas veias, ou em outras palavras podemos citar como exemplo o pneu de um carro, a calibragem vai dizer o quanto aquele pneu está cheio ou vazio não é verdade? Se estiver cheio demais o carro vai sambar mais e vai causar um desconforto aos passageiros, porém se estiver vazio demais o carro vai derrapar ou endurecer a direção ocasionando um desconforto na mesma proporção, entretanto o correto mesmo é equilibrar esta medida...

Assim acontece também com nossa pressão arterial, existem duas delas:

1 - A maior é chamada de “pressão sistólica”.

2 - E a menor é chamada de “pressão diastólica”.

Como podemos medir a nossa pressão arterial?


O médico especializado na área vai usar dois aparelhos:

1 - Um é chamado de “esfigmomanómetro”  (Segue foto abaixo)



2- E o outro é bem conhecido por nós o “estetoscópio”. (Segue foto abaixo)




Passo a passo:


1 – Coloque o manguito do esfigmomanómetro em volta do braço do paciente, de acordo com o tamanho do diâmetro do mesmo.

2 – Coloque o estetoscópio por baixo do esfigmomanómetro.

3 – Comece a bombear até que a circulação sanguínea na artéria seja interrompida por alguns segundos.

4 – Abra a válvula lentamente para que seja liberado um pouco do ar do manguito e assim a circulação sanguínea volta a ser restabelecida.

Dica 1: O primeiro som que se ouve é o do coração bombeando o sangue nas artérias, neste instante o valor da pressão atinge o valor máximo e é chamada de “pressão sistólica”.

Dica 2: Se você liberar mais ar do manguito lentamente e não ouvir mais o som do batimento cardíaco o coração neste momento entra em repouso e a pressão sanguínea atinge o mínimo e é chamada de “pressão diastólica”.

Que cuidados devemos ter ao medir a pressão sanguínea?


1 – O aconselhável é que o aparelho esteja corretamente calibrado e o manguito esteja de acordo com o tamanho do diâmetro do braço do paciente.

2 – O paciente precisa fazer um breve repouso (5 min sentado ou deitado) qualquer movimento ou atividade física pode ocasionar um falso diagnóstico.

3 – É bom manter o braço na mesma altura do átrio esquerdo.

4 – Evite fumar ou consumir bebidas alcoólicas, evite também fazer uso de café, isso aumentará sua pressão podendo atrapalhar o diagnóstico.

E se for detetada uma pressão alta na primeira medição?


Não se preocupe com isso, a leitura correta só é feita depois de três tentativas, então é aconselhado realizar mais de uma medição para tirar uma média e obter um valor mais perto do que se deseja.

Quando a média foi tirada de maneira correta o médico vai saber se o paciente é um indivíduo “normotenso” ou “hipertenso”

Com que frequência devemos medir nossa pressão sanguínea?


Se o paciente for diagnosticado como hipertenso a medição tem que ser feita periodicamente, mas, se o paciente tem uma pressão normal a medição pode ser feita uma vez por ano. 



Dica do mestre 1 


A hipertensão (pressão alta sanguínea) atinge cerca de 23 milhões de pessoas no mundo inteiro, e é um dos principais fatores que contribuem para ataques cardíacos, apoplexia e insuficiência renal. Mas não se preocupe, é possível viver bem sendo hipertenso só devemos tomar cuidado nas quantidades excessivas de sal na alimentação que fazemos todos os dias, alimentos como hambúrgueres, pizzas, batatas fritas, sopas enlatadas, bacon e outros alimentos ricos em colesterol, é bom ficar longe deles. O colesterol em excesso e o acumulo de gorduras nos tecidos, deitarias e carboidratos (açúcares e amidos), bem como a falta de exercício adequado, podem ocasionar o aumento da pressão arterial e o risco de entupimentos das veias do nosso coração.

O professor E. Petry, pediatra da Universidade Loma Linda, da Califórnia, declara: A falta de exercícios físicos está relacionada às muitas horas em que os adultos gastam vendo televisão, acessando a internet, trabalhando em excesso e comendo besteiras... Isso ocasiona uma morbidez, fazendo com que a pessoa tenha uma vida sedentária, o crescimento disso é alarmante portanto é preciso tomar esses cuidados.

DICA do mestre 2

Uma boa alimentação é sempre importante, segue alguns alimentos recomendados para se ter uma boa saúde:

1 - Pão sem sal; (ricos em fibras)
2 - Cereais;
3 - Massas (macarrão) e batatas;
4 - Óleo de soja ou de girassol;
5 - Queijo branco ou queijo de Minas
6 - Sucos naturais.


Boa sorte a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário